O Globo – 99 confirma a venda do aplicativo de transporte urbano para a Didi Chuxing

x74071052_EC-Rio-de-Janeiro-RJ-02-01-2018-Aplicativo-99-Taxi-foi-vendido-para-um-grupo-chines.-Foto-G.jpg.pagespeed.ic.CaBMkdkQl2

99 confirma a venda do aplicativo de transporte urbano para a Didi Chuxing

Com aquisição, empresas vão focar na expansão no Brasil e na América Latina

RIO – A compra da 99, startup brasileira de mobilidade urbana, pela chinesa Didi Chuxing, maior plataforma móvel de transporte no mundo, confirmada na tarde desta quarta-feira em comunicado divulgado pelas duas empresas ao mercado. O fechamento do negócio, que teria sido assinado por R$ 960 milhões, foi antecipado pelo colunista do GLOBO Lauro Jardim nesta terça-feira. A 99 e a Didi não abriram o valor da transação.
Com o acordo, que amplia a parceria estabelecida entre as duas companhias no início de 2017, será possível acelerar a expansão no mercado de corridas por aplicativo na América Latina, dando mais opções de transporte aos usuários, segundo a nota. “O Brasil é hoje o mercado de internet móvel mais rápido do mundo. Com uma transação deste porte no cenário tecnológico brasileiro, o acordo reforça a fase de crescimento da indústria de mobilidade e confirma o vasto potencial de inovação na região”, diz o comunicado.

O fundador da Didi, Cheng Wei , afirmou que “Esse novo nível de integração (entre as duas empresas) trará para a região um serviço de mobilidade ainda mais acessível e com mais valor agregado”, acrescentando que “A globalização da operação é uma prioridade estratégica para a Didi. Com investimentos pesados em inteligência artificial e soluções avançadas de transporte, continuaremos a redefinir a mobilidade global e a própria indústria automotiva; seguiremos promovendo iniciativas e parcerias internacionais diversificadas”.

Já o CEO da 99, Peter Fernandez, destacou que “fazer parte da Didi Chuxing aumentará enormemente a nossa capacidade de expandir nossos serviços. Teremos mais força para melhorar a vida de usuários, motoristas e das cidades”.

André Miceli, professor e coordenador do MBA em Marketing Digital da FGV, reforça que o Brasil é ponto estratégico para ampliar operações da Didi na América Latina, mas um mercado que, sozinho, apresenta imenso potencial:

– Perto de 20 milhões de brasileiros usam atualmente aplicativos de mobilidade urbana. Isso equivale a toda a população de alguns países europeus, mas a apenas 10% da população do Brasil. Como temos um sistema de transporte urbano fundamentalmente rodoviário, o potencial de expansão é muito grande.

Problemas recentes apresentados pela Uber, continua ele, abrem espaço para o crescimento de concorrentes nesse segmento. Capitalizada, a Didi tem fôlego para avançar por meio de aquisições, que traz resultados mais rápidos, diz Miceli.

Com a aquisição, a meta é trabalhar para oferecer mais opções de transporte inteligente aos clientes, além de novas oportunidades de ganho de renda aos motoristas e soluções guiadas por dados para cidades. A compra da 99 é destacada como “um passo significativo na execução da estratégia global da Didi. A asiática fechou parcerias com sete empresas internacionais, contando com uma rede de serviços de transportes que atende mais de mil cidades e atinge mais de 60% da população mundial.

Fonte: O Globo