ABC da Comunicação – Podcast de tecnologia, inovação e cultura digital torna-se referência no segmento

digital-de-tudo-jovem-pan-768x432

Podcast de tecnologia, inovação e cultura digital torna-se referência no segmento

Bastante consolidado nos Estados Unidos, o podcast começa a conquistar maior credibilidade e alcance no Brasil. Atentos ao mercado, grandes veículos de mídia estão apostando nesse segmento.

Um dos destaques atualmente é o podcast Digital de Tudo, que aborda os temas relativos à sociedade digital, como tecnologias disruptivas, big data, segurança cibernética, internet das coisas, tendências, startups, cultura pop e inovação.

Andre Miceli, coordenador do MBA de marketing, inteligência e negócios digitais da FGV é o host do Digital de Tudo, que tem Iago Ribeiro, Daniel Salvador e Fernando Fersil como integrantes regulares do programa, hospedado no portal da Jovem Pan. Eles comentam startups e soluções, as tecnologias daqui a 30 anos, cultura e entretenimento respectivamente.

Frequentemente o Digital de Tudo recebe profissionais relevantes do mercado de digital e tecnologia. Miceli diz que “convidados como Bruno Martins, CIO da TV Globo; Marcio Decat Global Black Belt da Microsoft e Adriano Ueda, da BASF, trazem perspectivas importantes do mercado e nos ajudam a contextualizar os temas que trazemos regularmente”.

O preditismo é uma característica do Digital de Tudo, que completou 35 edições, recentemente. Comidas artificiais, modificações nos modelos de negócio da Apple, surgimento de demandas como os treinadores de bots, além da divisão das aplicações entre as criptomoedas e blockchain foram alguns eventos antecipados pela equipe do podcast.

Uma consulta feita via internet no ano passado pela Associação Brasileira de Podcasts (ABPod), na qual foram registradas 22 mil respostas sobre os hábitos de consumo de podcast no Brasil, aponta que mais da metade dos respondentes afirma consumir podcasts diariamente, apontando um forte crescimento dessa mídia.

Nos últimos anos, a entrada de plataformas de streaming, como o Spotify e o Deezer, vêm ajudando a aumentar o número de ouvintes. A consulta da ABPod indica ainda que o consumo de podcasts se dá basicamente pelo celular (91%) e principalmente quando as pessoas estão em trânsito (79%) ou fazendo atividades domésticas (68%). Além da praticidade, o consumo de entretenimento, informação e educação são as principais motivações para o uso.

Fonte: ABC da Comunicação